A Origem do Natal: Significado do Dia 25 de Dezembro.

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Mestre João Henrique

Baixar Agora Grátis

Ebook 7 Dicas de Como Pregar Um Sermão!! (O Guia do Iniciante)


👉CLIQUE AQUI Acesse este link para entrar no meu grupo de Estudos Bíblicos no WhatsApp

A Bíblia não relata precisamente a data do nascimento de Jesus, mas como Deus sempre nos dá provas incontestáveis da sua verdade para nunca sermos enganados, passo a relatar para você o que Deus tem mostrado em sua Palavra.

Pois bem, segundo o evangelho nos relata que Jesus nasceu em tempos de turismo intenso em Israel, época de festa, pois não se achou lugar para Maria e José repousarem em Jerusalém, pois as pousadas estavam cheias de turistas de toda parte do mundo, judeus, gregos, gentios, entre outros.

Antes, porém, de chegarem ali, a bíblia conta-nos fatos importantes para entendermos o tempo do seu nascimento, vale lembrar o que profeta nos diz: Certamente, o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem primeiro revelar os seus segredos aos seus servos os profetas (Amós 3:7).

Tendo o próprio Deus, o Pai nos dado o nome do lugar onde Jesus ia nascer, o local, e com exatidão que ele estaria em uma manjedoura, dando o seu nome e endereço de nascimento entre outros indícios na sua Palavra.

Nosso Deus é perfeito e verdadeiro em tudo que faz, sendo ele Onisciente, ou seja, conhecedor de tudo e de todos, ele é tão respeitador que não se permite interferir em nossas vidas se não o deixarmos. Por esta causa ele nos revelou o caminho bom (Jesus) para não permanecermos no erro.

A Origem do Natal: Significado do Dia 25 de Dezembro.

Aqueles que são estudiosos sabem que a Bíblia como a revelação de Deus para homem tem os seus caminhos indicados por ele pra nos ensinar todas as coisas e ele não deixaria de nos ensinar sobre a data do nascimento do seu filho. Portanto, embora não nos tenha imputado uma data comemorativa de seu nascimento, Jesus nos ensina que dia 25 de Dezembro não é o dia do seu nascimento, pois este nunca foi o propósito de sua vinda aqui na terra, dar aos homens uma data, mas sim um sangue que redimi do pecado.

A Origem do Natal Significado do Dia 25 de Dezembro.

As Sete Festas do Senhor

Sejamos razoáveis, o que o mundo entende de festas do Senhor, poucos entendem que Deus determinou apenas 7 (sete) festas para o seu povo, entre as quais figura:

  1. Páscoa, essa que eles fazem com ‘’ovo de chocolate’’ que não tem nada a ver com crucificação e morte do cordeiro pelos nossos pecados; temos também
  2. Pães Asmos, santificação e caminhada na terra;
  3. Primícias, que representa ressurreição de Cristo
  4. Pentecostes, a decida do Espírito Santo, o batismo;
  5. Trombetas, reunião ou congregação do santos, arrebatamento;
  6. Dia da Expiação (Yom Kipur), purificação do pecados;
  7. Tabernáculos estas são as festas dadas pelo Senhor a Moisés, estatuto perpétuo (para sempre) pelas suas gerações (Êxodo 12:14) – 14 E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. (Levítico 23:4) – 4 São estas as festas fixas do Senhor, santas convocações, que proclamareis no seu tempo determinado (Leitura completa em Levítico caps. 23 e 24 e Êxodo 12).

Ai e pergunto a você onde está o Natal nesta lista festas dada por Deus em Levítico 23?

O Calendário Bíblico do Criador.

A Bíblia tem um calendário, diferente deste nosso, que tem o seu princípio mais precisamente no livro de Gênesis, durante o dilúvio.

O calendário que nos utilizamos não tem origem nem passa perto daquele que o Senhor instituiu em sua palavra.

O calendário Gregoriano como é chamado tem a sua origem no Papa Gregório XIII, de fevereiro do ano de 1582, em substituição ao ‘’calendário Juliano’’, tendo como o seu 1º dia oficial o dia 15 de outubro de 1582. Sendo assim posterior ao calendário bíblico, que tem a sua origem nos dias de Noé, quando ele começa a aparecer, especificando os dias do Dilúvio, onde também ali ocorreram várias mudanças de estrutura tanto da terra quanto do calendário.

Estes são os meses do Calendário Bíblico:

1º mês – Abib ou Nisan >[março-abril] (Êxodo 13:4;12:2/Dt . 16:1)
2º mês – Lyar >[abril-maio] ( I Reis 6:1,37)
3º mês – Sivan> [maio-junho] (Ester 8:9)
4º mês – Tammuz >[junho-julho]
5º mês – Ab > [julho-agosto]
6º mês – Elul > [agosto-setembro] (Neemias 6:5)
7º mês – Etanim ou Tisri > [setembro-outubro] ( I Reis 8:2)
8º mês – Bul ou Cheshuam > [outubro-novembro] (I Reis 6:38)
9º mês – Quisleu > [novembro-dezembro] ( Neemias 1:1)
10º mês – Tebeth >[dezembro-janeiro] (Ester 2:16)
11º mês – Shebat >[janeiro-fevereiro] ( Zacarias 1:7)
12º mês – Adar >[ fevereiro-marco] ( Ester 3:7)

👉CLIQUE AQUI e Conheça o Curso Online Formação Em Teologia

Partindo do princípio da Palavra, porque tudo que aprendemos de Deus é por meio dela, vamos ao livro de Lucas 1.

A Bíblia relata no primeiro capítulo que Zacarias, o sacerdote marido de Isabel, estava no templo quando foi visitado pelo anjo do Senhor, Gabriel. Veio ali informá-lo que sua esposa daria à luz a um filho que seria profeta em Israel.

(Lucas 1:24) – Passados esses dias (do ministério de Zacarias no templo e do aviso do anjo), Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses…No sexto mês o anjo foi até Maria avisá-la que ficaria grávida?

(Lucas 1:26,27) – No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.

Falando a Maria, o anjo disse estas palavras: (Lucas 1:36) – E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela (Isabel) que diziam ser estéril. Maria vai até Isabel para visita-la (Lucas 1:39,40) – Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.

Destas informações a mais importante de todas é a do verso de Lucas 1:36, já era o sexto mês de gestação de Isabel que diziam ser estéril. Pelas informações que a Bíblia nos dá tenho convicção de que Jesus foi gerado em Maria, dias antes visita a sua parenta, exatamente no sexto mês bíblico e de gestação de Isabel, o que torna João Batista seis meses mais velho que Jesus.

Vejamos agora, se Jesus foi gerado em Maria seis meses depois de Isabel (tendo ela se ocultado por 5 meses) e os acontecimentos com Maria terem se seguido logo após os de sua prima, temos que somente contar os meses e teremos aproximadamente não só o mês de nascimento de João Batista, como também do Senhor Jesus.

Meses no Calendário Bíblico

A que meses no nosso calendário gregoriano corresponde o sexto mês do Calendário Bíblico do Criador? O mês do qual estamos falando é o mês de Elul (Neemias 6:5), que corresponde em nosso calendário aos meses de ‘’agosto e setembro’’. Neste mês já fazia seis meses da gravidez de Isabel, portanto faltavam apenas 3 meses para o nascimento de João Batista e 9 meses para o nascimento de Jesus, façamos as contas mediante o calendário Bíblico e teremos o mês aproximado não só do nascimento de Jesus como também de João Batista.

Lembrando, não precisamos de data, porque o propósito Deus não estava na data do nascimento de Cristo, pois se não Deus nos teria dado, porque ele é detalhista para isso?

Partindo do princípio de que Deus é imutável (Malaquias 3:6), podemos presumir que não se desfez nem se desfará do seu calendário por causa de mudanças que o homem fez. Portanto, os acontecimentos do passado, quanto do presente, são regidos por seu calendário.

O Senhor Jesus nasceu dentro de um cronograma profético do calendário de Deus para um tempo determinado por Deus.

Detalhes como, por exemplo alguns historiadores relatam que no tempo do nascimento de Jesus, em Israel jamais poderia ser em dezembro, pois nesta época a estação do ano em Israel é inverno, porque não se pastoreia ovelhas no frio.

A bíblia nos conta que pastores do campo estavam pastoreando (Lucas 2:8) quando foram avisados pelos anjos do Senhor do nascimento do Salvador, que é Cristo Jesus (Lucas 2: 10 e 11), presume-se então que não havia chegado ainda o outono, provável estação do nascimento de Cristo, que se coloca entre (Sivan>maio-junho) no calendário Bíblico.

O fato das pessoas darem presentes uns aos outros também é algo que não tem sentido algum no que refere ao nascimento de Jesus, porque os que deram, o fizeram a ‘’Jesus’’ não uns aos outros, não que as pessoas não possam dar presentes nesta época, mas nada disso está atrelado a algum fato que coincida com nascimento de Cristo. Aqueles que fizeram, assim o fizeram em dádiva e em oferta a Jesus (Mateus 3:11)

O dia 25 de dezembro, tempo do Natal, nada mais é que mais um dia de Adoração aos deus-sol da Babilônia, uma festa pagã, chamada a ‘’Natividade do Sol’’ ou de ”Natalis Invicti Solis” (Natividade do Sol Inconquistado), com todos os costumes de lá, trazidos para cristianismo.

Comemorar o Natal e colocar nossas motivações pessoais não mudam a verdade Deus e da sua Palavra só por causa de intentos do nosso coração, da nossa bondade ou orgulho pessoal. O Natal é a festa mais pagã e mais antiga festejada pelos povos antigos.

Nos esquecemos que Deus só se move pela Palavra, por isso diz, entremos juntos em juízo, apresenta-me as tuas razões para que possa te justificar (Isaías 43:26).

Podemos nos reunir em família, nisso não há problema, mas tomara Deus que nossa motivação também não seja esse espírito de engano, que eles chamam do ‘’espírito de Natalino’’.

O motivo maior para alguns é falar de Jesus, como se Deus precisasse de apenas um dia no ano para evangelizar.

Um alerta tenho a todos, independentemente de ser crente ou não, quando a maioria das pessoas faz algo que aparenta ser correto, isso não significa, na maior parte das vezes que elas estão certas não, aconselho a buscarem a verdade sempre, não vá atrás da multidão, pois a bíblia diz que a porta para estes é larga, bem larga, e estreito é caminho (Mateus 7:14).

Jesus disse que o mundo nos odiaria (Mateus 10:22), por causa dele, isso inclui crentes também.

O profeta Ezequiel fala que Israel saiu do Egito, mas o Egito não saiu de seus corações (Ezequiel 23:8), estavam no deserto, mas estavam pensando nas cebolas que comiam na casa de Faraó (Números 11:5).

O Senhor sempre tratou com um povo remanescente, a saber Josué e Calebe (Números 14:30 / 26:65), que foram os únicos que entraram na terra.

Daniel e seus amigos, Mardoqueu são homens que não dobram os seus joelhos perante Nabucodonosor e Hamã, é melhor ir para cova dos leões como Daniel (Daniel 6:16) do que nos prostrar perante os reis desta terra.

O Natal não esta enquadrado em nenhum dos textos bíblicos, nem há base bíblica para sua celebração, diferentemente da ceia do Senhor, instituída pelo próprio Senhor para igreja. Portanto o Natal figura entre as milhares de festas pagãs que não possuem nenhuma comunhão com santidade ou unidade do Espírito.

Não te dou feliz Natal, pois estaria dizendo a você que continue debaixo de um espírito de engano, debaixo da operação do erro, sem conhecimento da verdade (Oséias 4:6), porque a verdade liberta, como nos disse Jesus (João 18:32). Isso é engano para aqueles que não conhecem a verdade, mas os que conhecem se torna juízo, pois conhecendo fazem agravo aoEspírito da graça, como nos diz Hebreus 10:29, a continuam a ensinar mentiras a seus filhos e fazendo-os adorar deuses estranhos sem saberem, por esta causa se tornam indesculpáveis diante de Deus.

Jesus te abençoe neste dia 25 de dezembro!!!

Quer  Aprender 7 Dicas Grátis Sobre Como Pregar Um Sermão?

Clique No Botão Abaixo Para Baixar Agora.

SIM, Quero Aprender >>>
100% livre de spam.

Você Poderá gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


3 Comentários

  • Ellen disse:

    Olá, João Henrique

    Muito obrigada por acompanhar meu blog e por indicá-lo aqui. Desejo a você um ano novo repleto de paz e saúde 🙂

    Com carinho,
    Ellen

  • Sarah victoria disse:

    Amei a sua opiniao e concordo com vc !!

    1. Obrigado Sarah, grato pelo seu feedback.

  • Baixar Agora Grátis

    Ebook 7 Dicas de Como Pregar Um Sermão!! (O Guia do Iniciante)